CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Fonte: Diário Digital

 
Índia encabeça dia mundial de manifestações contra a violência sobre a mulher
A Índia encabeçou hoje os protestos contra a violência de que as mulheres são vítimas no dia mundial de manifestações designado «Mil milhões de pé» (One Billion Rising), numa referência aos mil milhões de mulheres que são maltratadas ou violentadas ao longo da vida, segundo a ONU.
A iniciativa de pôr em prática estas mobilizações, marchas e espectáculos em 200 países no dia de São Valentim - quando se comemora o Dia dos Namorados - partiu da militante feminista norte-americana Eve Ensler, autora da peça de teatro «Os monólogos da vagina». Eve pediu que mil milhões de pessoas «se levantem» e peçam o fim da violência.
Em Nova Déli, onde a violação colectiva de uma estudante dentro de um autocarro em Dezembro comoveu a comunidade internacional, os organizadores disseram que pretendem usar este dia de mobilização para pedir ao governo novas medidas de protecção para as mulheres.
A programação inclui um espectáculo de percussão ao entardecer à beira mar em Mumbai e uma «cerimónia de incineração» do patriarcado e da misoginia em Gurgaon, cidade satélite de Nova Déli.
Na Austrália, dezenas de mobilizações decorreram em praias e parques. Em Singapura, militantes com globos negros atados aos ombros atravessaram um centro comercial para chamar atenção dos clientes.
Nas Filipinas, o dia começou com bailes num parque de Manila protagonizados por personalidades do país e terminará com um show de artistas locais.
Portugal participa hoje na campanha One Billion Rising, que quer pôr o mundo a dançar pelo fim da violência contra as mulheres, com duas dezenas de iniciativas em vários pontos do país.
 

0 comentários: