terça-feira, 25 de agosto de 2015
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
domingo, 23 de agosto de 2015
NÓS
Publicada por rubi à(s) 07:13 0 comentários
sexta-feira, 14 de agosto de 2015
REFERÊNCIAS
Fonte/aprendizado...
1- Wikipédia
2 - Português.com.br
Literatura › Gêneros Literários
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EXEMPLOS CERTOS E ERRADOS
CERTOS
Relâmpago azul:
Crescem os olhos da criança
No colo da mãe.
Zuleika dos Reis
Clara luz da lua
dança nas poças d'água
com o vento suave.
José Neres Reis
Vento de verão.
Do capinzal crestado
pula o gafanhoto.
Luiz Bacellar
ERRADOS
Relâmpago. Chuva.
De repente, o rio transborda.
Choro. Desespero.
Ainda me lembro:
A lua cheia brilhava
sobre o nosso amor.
A geada, ao cair
nos olhos do espantalho
formou lágrimas geladas.
O belo da tarde
por mim passou. Feito flor,
deixou seu perfume.
Que mundo injusto!
No natal, meninos de rua,
Olhando vitrines.
Publicada por rubi à(s) 13:44 0 comentários
EGO
Publicada por rubi à(s) 13:40 0 comentários
NÃO AO EG
Publicada por rubi à(s) 13:37 0 comentários
Exemplos de haicai
CERTOS
Vento de verão.
Do capinzal crestado
pula o gafanhoto.
Luiz Bacellar
Clara luz da lua
dança nas poças d'água
com o vento suave.
José Neres Reis
Relâmpago azul:
Crescem os olhos da criança
No colo da mãe.
Zuleika dos Reis
ERRADO
Relâmpago. Chuva.
De repente, o rio transborda.
Choro. Desespero.
Ainda me lembro:
A lua cheia brilhava
sobre o nosso amor.
Nuvens de gafanhotos
Semeiam a destruição
Por onde passam.
Publicada por rubi à(s) 13:34 0 comentários
POESIA DO PRESENTE
O haicai sempre exprime um momento vivenciado no presente. Sendo baseado na natureza, obrigatoriamente fala de coisas concretas, com existência física. E ao falar do presente através de coisas concretas, necessariamente alude à temporalidade, ao provisório e ao efêmero, marcas do mundo terreno. Em outras palavras, o haicai é um veículo para a expressão da transitoriedade, e esta é evidenciada através do uso dos termos-de-estação oukigos. Signos de um mundo em constante mutação, os kigos se sucedem ao longo do ciclo anual, representando a própria imagem da transitoriedade.
Ao exprimir um momento do presente, baseado na realidade física, o haicai se aproxima da fotografia. Sempre que olhamos para uma foto, aquela impressão visual se reaviva e se torna presente para nós. O haicai faz o mesmo, através da descrição objetiva de uma sensação física, que além de visual, pode ser também auditiva, tátil, olfativa ou de paladar. Esta sensação pode disparar uma lembrança ou um sentimento, o que pode ser expresso no poema. O contrário não é permitido. A sensação psicológica sempre nasce depois da sensação física.
Dizemos que o haicai pode ser comparado a uma fotografia, que é completamente diferente de um filme. O minúsculo tamanho do haicai não comporta cenários dramáticos, amplos movimentos ou planos em seqüência. Também não se trata de suprimir todos os elementos sintáticos como num telegrama, visando comprimir o máximo de palavras dentro de 17 sílabas. A descrição simples e sem artifícios estilísticos de uma sensação, deixando grande espaço para a sugestão, é a regra a ser seguida.
"Haikai não é síntese, no sentido de dizer o máximo com o mínimo de palavras. É antes a arte de, com o mínimo, obter o suficiente". - Paulo Franchetti.
Publicada por rubi à(s) 13:32 0 comentários
EXEMPLOS
pedra atirada ...
Fundo lago de outono
desmorona o céu.
Francisco Handa
Pequena borboleta
Enfeitando meus cabelos
Por um momento.
Clície Pontes
Meu pai, também, nos dias quentes,
Assobiava assim.
Paulo Franchetti
Das noites juninas
de outrora, anciãs agora,
estão as meninas.
Cyro Armando Catta Pre
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O CONTEÚDO DO HAICAI
Como ficou expresso na introdução, definiremos o haicai conforme o ponto de vista do Grémio Haicai Ipê, que estuda o haicai enquanto forma poética adaptada à lingua portuguesa, embora conservando características da sua tradição de origem.
POESIA DA NATUREZA
O haicai sempre nasce de uma cena ou objeto natural. Mesmo nos instantes em que cita assuntos humanos, isto se dá através de uma grande reviravolta filosófica, em que o homem não é mais considerado o centro do universo, ou uma entidade separada da natureza, como é habitualmente colocado pela cultura ocidental.
Em verdade, o homem é parte integrante da natureza, submisso a ela, e assim passível de se transformar em assunto de haicai. É assim que pensa o haicaísta (poeta de haicai).
Tradicionalmente, a menção à natureza é feita através de um termo- de- estação, mais conhecido pela palavra japonesa kigo. Pode-se questionar a validade das quatro estações no Brasil, mas é inegável a existência de um ciclo anual, ao quais os vegetais e os animais se moldam, e dentro do qual o homem organiza suas atividades, mesmo que este ciclo não possa ser caracterizado como uma sucessão de quatro estações à maneira européia. Entendido de uma maneira ampla, o kigo é a palavra ou expressão associada a uma entidade natural, capaz de disparar associações afetivas a partir de uma cena concreta, de maneira muito econômica.
Por outro lado, a idéia de estação está profundamente plantada entre os brasileiros de todas as latitudes, como herdeiros da cultura ocidental, basicamente européia e de clima temperado. Como parte desta herança, reconhecemos o caráter simbólico tradicionalmente atribuído a cada estação:
Primavera: alegria, renovação, amor, flores, juventude;
Verão: vivacidade, liberdade, calor, maturidade;
Outono: melancolia, decadência, nostalgia, colheita, senectude;
Inverno: tranqüilidade, reclusão, morte, repouso, frio.
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O QUE É HAICAI
Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países do mundo, é conhecido comohaiku.
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APRENDIZ DE HAICAI
Definindo
Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países do mundo, é conhecido como haiku.
Definindo - Wikipédia
Haicai, haikai ou haiku é uma forma curta de poesia japonesa geralmente caracterizada por três aspectos:
A essência do haiku é o "corte" (kiru). Isto é geralmente representado pela justaposição de duas imagens ou ideias e um kireji ("palavra que corta") entre elas, um tipo de marca de pontuação verbal que sinaliza o momento da separação e destaca a maneira pela qual os elementos justapostos são relacionados.
O haiku tradicional consiste de 17 on (também conhecida como mora), em três frases de 5, 7 e 5 on respectivamente.
Um kigo (referência sazonal), normalmente gerado de um saijiki, uma lista extensiva e definitiva de tais palavras.
O haiku japonês moderno (現代俳句, gendai-haiku) está gradativamente usando menos a tradição de 17 on ou usando a natureza como assunto, mas o uso da justaposição continua em voga tanto no haiku tradicional quanto no moderno. Há uma percepção comum, embora relativamente recente, de que as imagens justapostas devem ser objetos ou ocorrências diretamente observados no dia a dia.
Em japonês, os haikus são tradicionalmente impressos em uma linha vertical única, enquanto o haiku ocidental geralmente aparece em três linhas paralelas, uma para cada das três frases do haiku japonês.
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